Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Heteropterys aliciae W.R.Anderson CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-07-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Heteropterys aliciae é uma liana endêmica da região oeste do Estado da Bahia. A espécie tem AOO de 8 km², estando sujeita a uma situação de ameaça. A perda e a degradação do hábitat configuram ameaças para a estabilidade de suas subpopulações. Além disso, a expansão agrícola, principalmente da soja, na região oeste da Bahia tem devastado imensas áreas de Cerrado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Heteropterys aliciae W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

H. aliciae está relacionada a H. umbellata, a qual é normalmente um arbusto. H. umbellata possui folhas menores e sericeas a levemente glabratas, as glândulas foliares são peltadas e nascem na superfície da lâmina, inflorescência umbelada ou ocasionalmente corimbosa, pétalas maiores e sâmaras menores. H. aliciae recebe este nome em homenagem a Dr. Alicia Louteig, amiga e estudante do descritor da espécie (Anderson, 1987).

Dados populacionais

Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Espécie endêmica do Estado da Bahia (Amorim, 2011). Segundo Amorim (com. pess.) a espécie é conhecida por poucas coleções no oeste do Estado da Bahia. Possivelmente existam acervos mais recentes que ampliem a sua área de ocorrência mas é um táxon que necessita de maiores estudos para se entender melhor os aspectos de sua distribuição.

Ecologia

Heteropterys aliciae é uma liana lenhosa, encontrada a até 2 m de altura; caule velutineo a glabrato, com o desenvolvimento aparecem lenticelas pontiagudas. Folhas sericeas a subvelutíneas, elípticas a levemente ovadas, possui uma glândula abaixo em cada lado da margem basal. Inflorescência paniculada, flores amarelo claro. Frutos do tipo sâmara (Anderson, 1987).

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência national
Severidade high
Detalhes De acordo comBiodiversitas (2005) a espécie está ameaçada pelo endemismo extremo.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes De acordo comBiodiversitas (2005) a espécie está ameaçada pela perda de habitat.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.

Referências

- AMORIM, A.M.A. Heteropterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB114627>. Acesso em: 05/09/2011.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - II. Contr. Univ. Michigan Herb., v. 16, p. 55-108, 1987.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Heteropterys aliciae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropterys aliciae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 18:53:45